sábado, 31 de dezembro de 2011

Lápis de cor

Uma das características dos lápis de cor é a grande variedade de formas de expressão artística que eles possibilitam. pode-se traçar linhas finas com ponta, ou delinear grandes áreas de cor, como faria com pastel ou carvão. Pode criar efeitos tanto de desenho como de pintura; ou então combinar ambos na mesma obra.
Em muitos aspectos, os lápis de cor funcionam como as tintas de aquarela. Quando usados sobre o papel branco, deixam marcas transparentes...da mesma forma  que pinceladas de aquarela. Pode-se ainda aplicar uma cor sobre a outra, formando outras cores, tons e intensidades, e fazendo misturas mais quentes ou mais frias, até chegar o resultado que pretende, como um meio eficiente de misturar as cores.
Dica: Corrigir excessos - Técnicas de pressão forte e camadas densas às vezes produzem uma superfície empastada, que pode parecer enevoada ou desbotada.
Para remover o excesso, esfregue  levemente a superfície do desenho com um pano macio, ou aplique duas camadas de fixador.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

LUZ E SOMBRA

A obtenção de um bom resultado no desenho depende muito da habilidade na organização dos tons. Existe uma sequência a ser seguida:
  1. Esboce os contornos;
  2. Coloque os primeiros tons;
  3. Aplique os tons médios;
  4. Sombras e reforços;
Este desenho foi realizado com quatro tons distintos, finalizado com um lápis 4B, que é mais macio e deixa uma densidade maior de pigmento no papel.

domingo, 25 de dezembro de 2011

LINHA E TOM EM METAL E VIDRO

Uma característica básica do vidro e do metal é sua capacidade de refletirem luz, forma e cor. Cada um deles, no entanto, exerce essa capacidade de maneira distinta. Assim, para desenhar bem objetos de metal ou de vidro, é preciso aplicar técnicas bem diferentes.
Metal 
Em geral, basta localizar o objeto em determinado contexto, precisar sua forma e dar-lhe uma tonalidade de cinza para indicar que é feito de metal. Às vezes, porém, o objeto é focalizado isoladamente, ou o contexto não é muito definido. Nesses casos, é necessário enfatizar-lhe o tom da superfície e   a capacidade refletora, para mostrar sua natureza metálica.
Contrastes tonais: Ao contrário de outros materiais, o metal tende a refletir toda a luz que incide sobre ele. No entanto, depende do ângulo em que aluz o atinge ou da posição em que se acha o observador, o metal polido pode parecer escuro em determinado momento, e reluzente no momento seguinte.

Vidro

O segredo para desenhar a maioria dos tipos de vidro consiste em não desenha-los.Tudo o que deve ser feito é reproduzir o conteúdo do vidro, se se trata de um recipiente, ou o que está por trás dele, se está lidando com uma superfície transparente, com uma janela. Reflexos claros e nítidos são um bom índice de que o observador está diante de uma peça de vidro. 




sábado, 24 de dezembro de 2011

Desenhos




Revirar pastas e encontrar, desenhos feitos sem nenhuma pretensão mas com muito amor.....parte do meu caminho. 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

domingo, 4 de dezembro de 2011

Esboço

Esboço
Primeiros traços, que indicam ou traçam, a construção do desenho. Com o tempo, a tendência é partir direto para o traçado final.